Com medidas simples, o consumidor pode baixar a conta de luz mesmo se estiver trabalhando de casa ou reabrindo o comércio

A crise do coronavírus obrigou muitas pessoas a trabalharem de casa.

Mais tempo em casa significa mais tempo utilizando eletrodomésticos, eletrônicos e outros equipamentos que podem consumir bastante eletricidade. “Como energia é algo que não podemos tocar, muitas vezes não percebemos que estamos consumindo mais. Mesmo sem mudar a quantidade de eletrodomésticos ligados, o consumo tende a subir, pois nossos hábitos mudam, ainda que de forma sutil”, afirma Talis Sousa, coordenador de Eficiência Energética da Energisa Rondônia. 

Agora que as pessoas se preparam para sair da quarentena e o comércio está gradativamente sendo aberto, pequenos empreendedores precisam ficar atentos aos equipamentos ligados na tomada, especialmente enquanto as atividades não forem completamente retomadas. 

A Energisa preparou 12 dicas preciosas para economizar energia. Confira: 

Trabalhando em casa? Veja o que pode fazer a diferença

. Escolha um ambiente ventilado e com iluminação natural para trabalhar. Assim, não é preciso acender as luzes durante o dia, e se o clima estiver mais fresco, é possível evitar o ventilador. Se não for possível, dê preferência ao uso de lâmpadas de LED, que consomem menos energia.
Se o calor for intenso e o uso do ar-condicionado for inevitável, coloque a temperatura, no mínimo, a 23ºC.

. TV ligada para fazer barulho pode ser uma boa companhia nesse momento, mas poderá impactar no consumo. Sempre que possível, evite deixar a TV ligada sem necessidade.

. Recarregue seu celular somente quando ele estiver com pouca carga e tire da tomada quando chegar aos 100%. Depois que terminar, tire também o carregador da tomada, para evitar fuga de energia.

. Evite o uso de extensões. Além do risco de sobrecarregar a rede interna do imóvel, a extensão pode fazer o seu equipamento trabalhar mais e assim, consumir mais energia.

. Tenha sempre uma garrafa térmica para água. Assim, a geladeira não é aberta muitas vezes. Quanto mais ar quente entra na geladeira, mais o aparelho consome energia para manter a baixa temperatura.

. Durante os intervalos de trabalho, desligue o monitor do computador, pois essa é a parte do aparelho que mais consome energia.

. Evite equipamentos em stand by. Tirar da tomada o que não está sendo usado é a melhor opção para economizar.

Reabrindo o seu comércio? Veja o que pode ser feito enquanto o ritmo de trabalho não é normalizado.

. Analise se todos os equipamentos elétricos precisam ser realmente ligados e deixe ligado apenas o necessário.
Repense a disposição dos móveis na sua loja. Priorize a iluminação e ventilação natural

. Mude o formato da loja para usar menos equipamentos elétricos, mas sempre seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde para evitar o contágio.

. Verifique as borrachas da sua geladeira ou freezer.

. Faça a limpeza dos filtros do ar-condicionado corretamente e acerte a temperatura para, no mínimo, 23ºC.

No Youtube da Energisa, você pode acompanhar mais dicas de consumo. Acesse o canal: www.youtube.com/energisaoficial