Voltz apoia evento dedicado às profissionais de produtos digitais do mercado e reforça a inclusão de mulheres em eventos do setor com doações de ingressos sociais

Elas se autodenominam “produteiras”. Adoram tecnologia, inovação e, principalmente, facilitar a vida de seus clientes. Cada vez mais presentes num mercado dominado por homens, as mulheres à frente da gigantesca oferta de produtos digitais hoje (seja aplicativos de bancos ou instituições financeiras, de delivery de comidas e bebidas ou de serviços em geral) têm muito a agregar e a ensinar. Não à toa, ganharam um evento de quatro dias feito por e para elas, dedicado exclusivamente às profissionais da área, o “Mulheres de Produto”. 

Antenada com esta potente força feminina no setor, a Voltz, fintech do Grupo Energisa que oferece conta digital e serviços financeiros, incluindo clientes que estavam fora do sistema bancário ou mal atendidos pelas instituições convencionais, decidiu apoiar o evento. Com dois anos de fundação, a empresa – que conta com três mulheres na posição de Product Managers –, enviou as suas três profissionais para participarem, além de ter oferecido convites para mulheres que não poderiam arcar com os custos da inscrição. 

– Nossa ideia de apoiar o “Mulheres de Produto” foi direcionada pela pegada de inclusão que temos, não só financeira, como digital – diz Alline Jajah, Head of Marketing da Voltz. – Por isso, patrocinamos 10 entradas sociais para mulheres que não tinham condições de pagar o evento. Além de expormos nossa marca, enviamos nossas três mulheres de produto para se antenarem nas últimas trends do mercado de produtos. 

O evento, que aconteceu entre os dias 4 e 9 de abril de forma online, contou com mais de 15 palestras sobre temas como aprimoramento pessoal, estratégias de produto, uso de dados e métricas, marketing de produto, liderança, crescimento e transição de carreira. Tudo isso sob as lentes das melhores profissionais do mercado em produto e tecnologia, compartilhando seus aprendizados, erros e acertos. 

Além das palestras, aconteceram workshops concorridos na área, como o de transição de carreira pensando na revisão do currículo e preparação para processo seletivo; árvore de oportunidades; validação de hipóteses, entre outros. Além de muito networking, momentos de troca e acolhimento com mentorias mais rápidas. 

Patrícia, Product Manager da Voltz, posa sentada à frente do computador em seu home office.
Patricia Aparecida, de 26 anos, Product Manager, na Voltz

– É muito importante participar porque a área de tecnologia muda muito, então é fundamental se atualizar e estar de frente com as novas discussões e temas que surgem – avalia Patricia Aparecida, de 26 anos, Product Manager na Voltz. – Fora isso, esse ainda é um ambiente muito masculino, muito dominado por homens. É ótimo que tenha um evento voltado para as profissionais mulheres. 

A gaúcha Renata Lahm, de 33 anos, é Product Manager na Voltz desde setembro de 2021. Ela representa uma das muitas profissionais que fizeram transição de carreira para se dedicar aos produtos. Designer de formação, Renata trabalhava com planejamento de marketing quando descobriu que o que lhe interessava mesmo era a área de tecnologia e entender o que chamou de “as dores do cliente”: saber o que está incomodando, faltando, ou o que está difícil de realizar naquele produto para, então, conversar com os analistas de TI e ver o que pode ser feito para solucionar as questões existentes. 

– Achei o evento importante para saber como as pessoas aplicam as teorias no dia a dia, na prática. Não tem receita, os produtos são sempre diferentes. Fora isso, é muito bom ter outras mulheres como referência, principalmente de liderança – diz. 

Referência, aliás, é um dos fatores que elas elegem como fundamentais para crescer no mercado. O tal lema “uma mulher sobe e puxa a outra”. A também gerente de produtos Paula Duarte, de 28 anos, há 1 ano e três meses na Voltz, conta como sua colega de trabalho, Patrícia, foi e ainda é importante para sua autoconfiança no cargo: 

– A Pat é minha mentora aqui desde que vim para a área de produtos. Ela me ajuda muito, e é jovem, mais nova do que eu, o que é ótimo! Começamos a nos aproximar, baseadas nas experiências com os clientes que temos. E participar desse evento, só com mulheres inspiradoras, me mostrou que eu estou no caminho certo e que é possível alcançar tudo que eu quero. 

Paula Duarte, Product Manager da Voltz

Patrícia revela que ser essa mola propulsora que acolhe e alavanca outras mulheres a crescerem na área de produtos, “pegando-as pela mão e ajudando-as a sair da caixa de onde elas vieram” é a sua maior satisfação. E dá um conselho para profissionais que estejam querendo mudar a rota de suas atuais carreiras e precisam de um empurrãozinho: 

– Procurem as comunidades sobre o tema no YouTube, Slack, LinkedIn e pesquise, pergunte. A comunidade de produtos é muito unida e isso ajuda demais. 

Mais sobre a Voltz: 

A fintech Voltz oferece conta digital gratuita, com serviços financeiros e facilidades para qualquer pessoa. Com estimativa de 5 milhões de clientes até 2025, o foco é incluir financeiramente milhões de brasileiros que podem aproveitar melhor os benefícios do sistema bancário, mas que ainda têm insatisfações com as ofertas das instituições convencionais. “Um dos nossos ativos é contar com a proximidade da população para apresentar soluções que facilitem o dia a dia. A digitalização de serviços financeiros é fundamental para otimizar o tempo dos clientes e tornar suas vidas mais ágeis”, conta Daniel Orlean, co-CEO da empresa.