Grupo lança seu Programa de Estágio 2022, com mais de 120 vagas

Sempre que Tiago Luis Diorio Sanches pega a estrada à noite em direção à Tupã ele experimenta uma sensação única. Ao cruzar um ponto mais alto na rodovia tem vista para o município em que nasceu e foi criado todo iluminado. Tiago é Gerente de Operações da Energisa, onde começou como estagiário em 2007, no Departamento de Manutenção.

“Ver a minha cidade iluminada traz uma sensação de dever cumprido, de bem-estar, de bateria recarregada. Isso é o que me impulsiona”, conta Tiago, que em 2022 completa 15 anos no Grupo Energisa. “Acredito que ter um propósito é o fator principal para que eu me realize. Saber que minha profissão permite que eu ajude a fazer a energia chegar na casa das pessoas, levando conforto e desenvolvimento a elas, agrega todo o valor que eu busco em uma profissão.”

A imagem está dividida com duas fotos: uma atual e uma antiga. Tiago tem cabelos pretos e usa uma camisa cinza. Ele está sorrindo na foto. Na segunda imagem, ele está mais jovem. Usa uma camisa azul-claro e está sorrindo.
Tiago Luis Diorio Sanches – Gerente DEOP – ESS

Tiago, assim como muitos funcionários da Energisa, iniciou sua carreira no Grupo ainda nos últimos anos da faculdade de engenharia elétrica. Após o final do estágio, foi contratado como engenheiro na área de Planejamento.  Em 2011, tornou-se Coordenador da área. Foi seu primeiro desafio na área de gestão. Depois, assumiu a Gerência de Planejamento, um cargo estratégico, com uma equipe de oito colaboradores e, em 2019, foi convidado a ocupar a posição de Gerente de Operação, com cerca de 500 colaboradores e diversos desafios para serem trabalhados.

“A Energisa sempre apostou em mim, me desafiou e não permite que a rotina seja entediante, dia novo, desafio novo. É uma empresa que te estimula a um constante movimento de aprendizado e nesta dinâmica temos a oportunidade de crescer e contribuir com o Grupo nesse caminho. É uma via de mão dupla”, ressalta Tiago.

Apostar em jovens talentos para que suas aptidões sejam desenvolvidas é uma forte cultura da Energisa. Tanto que, a cada ano, o Grupo lança o seu já aguardado Programa de Estágio, que oferece oportunidade a candidatos em diversas regiões do país. O principal diferencial é a possibilidade de o estudante ser colocado como colaborador e seguir carreira dentro da empresa, afinal, muitos estagiários são contratados.

“A digitalização [do processo seletivo] nos permitiu alcançar um universo mais amplo de candidatos, o que favorece a diversidade que buscamos para entender melhor as necessidades dos nossos clientes espalhados por 11 estados, mapear riscos e identificar oportunidades”, avalia Antonio Negreiros, Diretor de Gente na Energisa.

No ano passado, a Energisa entrou para o ranking LinkedIn Top Companies de 2021. Isso a coloca entre as 25 companhias em que os brasileiros mais sonham em trabalhar, sendo a única do setor elétrico. E a satisfação com o trabalho dentro do Grupo, mesmo após muitos anos, permanece em funcionários como Luciano Sérgio Lacerda Lima, Gerente do DESC EMG/ENF, que entrou na empresa em 1993, como estagiário técnico no departamento de medição.

“Eu sou movido a desafios. Não gosto de me acomodar. E a Energisa é uma empresa para quem quer realmente crescer e ter um ambiente de trabalho saudável, propício à inovação, à experimentação. Se você quer realmente ter uma carreira onde tenha liberdade para experimentar, oportunidade de crescimento, tanto local, como no Brasil todo, a Energisa é ideal para você”, enfatiza Luciano. “Eu entrei como estagiário, cheguei até aqui hoje pelos meus méritos, assim como todas as outras pessoas que cresceram comigo desde aquela época.”

A empresa já faz parte da família de Luciano – e não apenas por conta das mais de duas décadas dedicadas ao trabalho no Grupo. As duas filhas dele também ingressaram na Energisa. Uma delas, pelo programa de estágio.

Para quem se interessar, o Grupo Energisa está com inscrições abertas em seu Programa de Estágio em 11 estados. As oportunidades são voltadas para os níveis técnico e superior, em áreas como Administração, Direito, Engenharia, Estatística, Psicologia e Comunicação. O processo seletivo da Energisa também busca ampliar a diversidade de suas equipes. O programa, com vagas em vários estados do país, quer atrair cada vez mais mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIA+ e pessoas de baixa renda. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de março, no link: https://jobs.kenoby.com/estagioenergisa/

O Programa de Estágio tem duração de 12 meses, com possível renovação por mais 12 meses para os estagiários de nível superior. A Energisa oferece remuneração compatível com o mercado, incluindo vale-transporte e seguro de vida.

*****

Quer saber mais? Ouça também o podcast com Daniele Salomão, VP de Gente e Gestão do Grupo Energisa, em entrevista ao POD+, contando o que faz a empresa ser uma das melhores para se trabalhar, segundo o Great Place To Work (GPTW).