Com uma linguagem leve e divertida, o ator Paulo Vieira aborda temas e conceitos sobre energia que estão relacionados ao dia a dia dos consumidores

Com produção da Energisa e apresentação do ator Paulo Vieira, a websérie “O Descomplicador” esclarece conceitos e informações sobre energia que estão no dia a dia dos consumidores. São abordados temas como impostos, bandeiras tarifárias, variações de consumo, eficiência energética e furto de energia, entre outros.

A série foi lançada em dezembro do ano passado e foi assistida por milhares de pessoas. Já no primeiro vídeo, o ator traz uma explicação sobre como é definida a bandeira tarifária, tema que veio à tona nos últimos dias por conta da crise hídrica por que passa o país.

O nível de armazenamento nos reservatórios de hidrelétricas baixou e o consumo de energia, à medida que foram levantadas as restrições da pandemia, aumentou. Por esse motivo, foi preciso passar para a bandeira vermelha 2 em 1º de dezembro.

As bandeiras tarifárias funcionam como sinalizadores para que o consumidor conheça as condições e os custos de geração de energia no país. Quando a produção nas usinas hidrelétricas está favorável, ou seja, com os reservatórios cheios, é acionada a bandeira verde. E quando o nível dos reservatórios cai e é necessário utilizar usinas térmicas para complementar a oferta de energia, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

Em períodos como esse, é muito importante que o consumidor use a energia com consciência e evite o desperdício.  Pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar a economizar. Confira dicas da Energisa:

Confira algumas dicas para economizar energia

Para você: