O Grupo amplia a diversificação dos negócios no segmento de transmissão e avança no objetivo de ser um ecossistema de serviços voltado para a transição energética

A Energisa arrematou o lote 12 durante o Leilão de Transmissão 01/2022 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizado nesta quinta-feira, 30 de junho. O empreendimento localizado no Amazonas tem investimento previsto pela ANEEL de R$ 209,7 milhões na construção de uma linha de transmissão de 13 quilômetros, em 48 meses, para atendimento na região metropolitana de Manaus.

“O Grupo mantém seu compromisso na diversificação dos negócios no segmento de transmissão, com vistas a ser um ecossistema de serviços de energia preparada para a transição energética. Vamos melhorar a infraestrutura entregando mais capacidade e segurança na transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e mais retorno para nossos acionistas”, ressalta Gabriel Mussi, diretor-presidente de Geração e Transmissão de Energia.

Atualmente a empresa tem em seu portfólio 3.212 quilômetros de linhas de transmissão, o que equivale à distância entre as capitais do Brasil e do Equador, além de projetos em construção nos estados de Tocantins, Amazonas e Amapá.

Este é o nono lote de transmissão da Energisa adquirido desde 2017. No mês passado, a empresa concluiu o processo de aquisição da Gemini Energy por R$ 803 milhões, abrangendo três concessões de transmissão nos estados do Pará, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo, totalizando quase 1.500 quilômetros de linhas de transmissão e oito subestações, com capacidade instalada de 6.700 MVA.

“Somos reconhecidos pela excelência na operação e manutenção de linhas de transmissão e subestações. Estamos levando essas características para todos os projetos, independentemente da fase ou da região em que estejam”, complementa Mussi.

A compra faz parte da estratégia da Energisa em diversificar seus negócios investindo em transmissão de energia, geração distribuída e centralizada, soluções energéticas e comercialização de energia no mercado livre.