Empresa é a primeira representante do setor elétrico no ranking Top Companies

A transformação digital encampada pelo Grupo Energisa tem ajudado a superar os desafios diários trazidos pela pandemia. Um dos reflexos do novo momento pelo qual passa a companhia é o engajamento entre as equipes, que se traduziu em uma conquista importante, anunciada em abril.

A Energisa é a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ocupar um lugar na lista do Linkedin Top Companies. O ranking 2021, que chega à quinta edição, apontou as 25 onde os brasileiros têm mais vontade de trabalhar e sedimentar uma carreira. O levantamento foi feito com base em dados e indicadores de atração e retenção de talentos. A companhia ficou na 16ª posição.

 “A inovação tecnológica proporcionou um ambiente colaborativo e integrado, além de facilitar novos processos seletivos”, comenta Antonio Negreiros, diretor de Gente do Grupo Energisa.

Na contramão da economia brasileira, no ano passado, a Energisa contratou 3.153 novos profissionais em diversas áreas e ofereceu 728.773 horas de treinamento a distância como forma de investir na melhora do desempenho dos colaboradores.

Ao lado da equipe

Para Negreiros, além da inovação, também influencia na percepção dos profissionais a forma como a empresa se relaciona com sua equipe. “Somos uma empresa com foco em pessoas. Essa premissa está presente em todas as unidades onde atuamos nas cinco regiões brasileiras. Estamos muito orgulhosos dessa conquista inédita, que representa os bons resultados alcançados pela gestão e comunicação estabelecidas com nossos colaboradores.”

Segundo o executivo, o reconhecimento do LinkedIn deve impulsionar ainda mais a atração de potenciais talentos de todo o país. Para isso, a companhia oferece a chance de desenvolvimento na carreira em uma das líderes do setor elétrico brasileiro.”

Maior rede social profissional do mundo, com cerca de 740 milhões de usuários e presença em, aproximadamente, 200 países, o LinkedIn utiliza uma abordagem orientada por dados para monitorar o comportamento dos usuários durante uma busca por uma carreira de sucesso. As informações são analisadas de forma anônima e as ações são divididas em quatro pilares principais: interesse na empresa, interação com os colaboradores da companhia, demanda por vaga e retenção de funcionários.

Solidez de mais de um século

Fundada há 116 anos, a Energisa é o maior grupo privado do setor elétrico com capital nacional e o maior na Amazônia Legal. Hoje, é controladora de 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Em 2020, obteve uma receita líquida anual de R$ 18 bilhões. Seus serviços chegam a 8 milhões de clientes (equivalente a 20 milhões de pessoas), distribuídos por 862 municípios. Entre empregos diretos e indiretos, estão ligadas à companhia em torno de 20 mil pessoas.

Além de distribuição de energia, o grupo tem negócios nas áreas de transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de call center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora), soluções em energias renováveis (Alsol) e, mais recentemente, a fintech Voltz, dedicada ao negócio de contas digitais.