Distribuidoras de Tocantins, Paraíba e Sul-Sudeste ficaram entre as cinco melhores entre as grandes concessionárias. Borborema foi a melhor entre as pequeno porte.

O Grupo Energisa, o maior grupo privado nacional do setor elétrico, teve nove de suas empresas entre as primeiras colocadas no ranking de qualidade no fornecimento de energia elétrica pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  As distribuidoras da Energisa em Tocantins, na Paraíba e na região Sul-Sudeste ficaram entre as cinco primeiras do ranking entre as grandes concessionárias (mais de 400 mil unidades consumidoras.  Já a distribuidora de Borborema ficou em primeiro lugar como a melhor energia do Brasil entre as de pequeno porte. 

Isso significa que a população onde as concessionárias atuam tem um fornecimento de energia mais estável e com menos interrupções do que a maioria da população de outros estados brasileiros. O levantamento também revela que a quantidade de vezes em que a energia é interrompida diminuiu. A informação faz parte do ranking de qualidade dos serviços publicado ontem (15) pela agência reguladora e que avaliou os serviços prestados pelas concessionárias de todo o país em 2021.

Colaborador da Energisa em Tocantins na frente de um veículo da frota da empresa

A comerciante Lúcia Santos, de Tocantins, reconhece a melhoria no fornecimento de energia elétrica. “Moro aqui em Palmas há mais de duas décadas e é notório o quanto o fornecimento de energia melhorou nos últimos anos. Sou comerciante e hoje dificilmente somos surpreendidos com a falta energia, que tempos atrás era constante. Isso nos garante a trabalhar de forma mais segura”, afirma.

Adquiridas mais recentemente, em 2018, a Energisa Acre e a Energisa Rondônia são as únicas do Grupo não incluídas no ranking.