Distribuidora da Paraíba é escolhida a melhor do país entre aquelas com mais de 500 mil clientes e a de Minas Gerais como a melhor nacional com até 500 mil clientes

O eletricista Welington Melo trabalha desde os 18 anos. Há dois anos passou a integrar o time da Energisa no Acre, onde já foi alçado a posição de facilitador, uma espécie de coordenador de outros eletricistas. Nesta quinta-feira (28), viajou de avião pela primeira vez para assistir a cerimônia de premiação das melhores distribuidoras de energia do país. Com ele, havia representantes da maioria dos estados onde a Energisa atua. É que nove das 11 empresas do Grupo Energisa, incluindo o Acre, estavam entre as finalistas do prêmio.

O eletricista tem muitos colegas de trabalho oriundos das concessões mais maduras do Grupo, como as de Minas Gerais e da Paraíba, escolhidas respectivamente como as melhores do país entre as empresas com até 500 mil clientes e com mais de 500 mil clientes, respectivamente. 

“São os dois principais prêmios e nós, do Grupo Energisa, ganhamos”, disse.  

Da cerimônia que aconteceu no auditório da Confederação Nacional das Indústrias e que contou com a participação do ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a Energisa saiu com 8 prêmios. Além das duas principais categorias, ficou em primeiro na Avaliação do Cliente (Paraíba), na Gestão Econômico-Financeira, na Evolução do Desempenho e nos regionais do Nordeste e do Norte/Centro Oeste. 

Para o vice-presidente de redes do Grupo Energisa, Gioreli de Sousa Filho, esses resultados refletem o foco no cliente. É o que está por trás dos investimentos em melhoria de rede, automação, modernização da frota, digitalização e atendimento, que somaram, nos últimos cinco anos, quase R$ 10 bilhões. Para este ano, a previsão é de mais R$ 3,8 bilhões em investimentos. 

Também são fruto de uma cultura centrada no cliente, fundamentada no desenvolvimento de competências e num modelo de gestão que permite antecipar tendências e trocar experiências entre as unidades. 

– Esse modelo promove o efetivo compartilhamento das melhores práticas, de maneira que o progresso alcance o conjunto de empresas. Experiências bem-sucedidas são rapidamente adaptadas e disseminadas para as demais, numa abordagem em que o individual serve ao coletivo – afirma o vice-presidente.

O executivo destaca que ganhar prêmios não é um objetivo, mas que processos como o da ABRADEE atuam como “sinais na estrada”. Juntamente com outras variáveis de monitoramento, ajudam a validar ou ajustar o rumo e o ritmo em direção aos objetivos de cada unidade.

– É o reconhecimento ao trabalho de nossos 2 mil colaboradores, aos quais deixo aqui meu agradecimento. Estão todos de parabéns – destacou o diretor presidente da Energisa na Paraíba, Marcio Zidan, que levou para casa os troféus de melhor na avaliação do cliente, melhor do Nordeste e melhor do país. 

A pesquisa realizada pela ABRADEE considera indicadores internos das empresas, do Instituto Ethos, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A premiação também leva em conta a Pesquisa de Satisfação do Cliente, realizada pela Innovare Pesquisa, por meio de entrevistas com clientes de todo o país.

Confira a seguir a relação completa das distribuidoras da Energisa premiadas pela ABRADEE 2022:

Categorias para distribuidoras com até 500 mil clientes:

  • Responsabilidade Socioambiental: Energisa MG (1º lugar)
  • Nacional: Energisa MG (1º lugar)

Categorias para distribuidoras com mais 500 mil clientes:

  • Responsabilidade Socioambiental: Energisa MG (1º lugar); Energia SS (2º lugar)
  • Qualidade da Gestão: Energisa SE (3º lugar)
  • Avaliação do Cliente: Energisa PB (1º lugar)
  • Gestão Operacional: Energisa PB (2º lugar); Energisa TO (3º lugar)
  • Gestão Econômico-Financeira: Energisa MS (1º lugar)
  • Evolução do Desempenho: Energisa TO (1º lugar); Energisa PB (3º lugar)
  • Nordeste: Energisa PB (1º lugar)
  • Norte / Centro-Oeste: Energisa TO (1º lugar); Energisa MS (2º lugar); MT (3º lugar)
  • Sudeste: Energisa SS (2º lugar)
  • Nacional: Energisa PB (1º lugar)