Projeto da Energisa na região Centro-Oeste venceu uma categoria do Solar & Storage Live Awards 2021

O projeto Ilumina Pantanal, que leva energia solar à região do Pantanal, ganhou um importante prêmio internacional que alia inovação e geração solar: o Solar & Storage Live Awards 2021, organizado pela Solar Energy UK, organização do Reino Unido sem fins lucrativos que representa toda a cadeia de valor do armazenamento solar e de energia, com membros de mais de 230 empresas e associados.

O projeto levou o prêmio principal na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year”, Projeto Internacional e/ou de Armazenamento do Ano. Para Ricardo Botelho, presidente da Energisa, o reconhecimento representa o compromisso da empresa de levar energia elétrica às comunidades localizadas em áreas remotas.

“Fornecer energia a localidades de difí­cil acesso é transformar vidas. Estamos muito orgulhosos dos resultados dessa solução pioneira, que combina inovação e sustentabilidade, para melhorar a qualidade de vida local com respeito à fauna e à flora do bioma”, disse.

De fato, ao ampliar o acesso à energia elétrica, contínua, limpa e renovável no Pantanal sul-mato-grossense, o Ilumina Pantanal tem transformado vidas. Salvador Alves de Arruda, que vive na região do Paraguai Mirim, foi um dos beneficiados.

“Mudou muita coisa. Pra tomar uma água gelada era possí­vel somente direto do rio corrente. O peixe tinha que comer fresco, não tinha como guardar. É um alívio. A minha esposa é noveleira demais e agora vai poder ver todas que quiser. Tá valendo e vai valer por muito tempo, graças a Deus”, disse ele, emocionado.

As famí­lias que vivem na região recebem um kit de geração de energia solar, formado por quatro placas fotovoltaicas e uma bateria de lítio, além de tomadas e lâmpadas em LED. Algumas casas receberam também geladeiras novas.