Calendário foi remodelado em 2022 e traz orientações sobre como o cliente pode fazer a própria leitura.

Quase 250 mil famílias que vivem em áreas rurais de Mato Grosso têm à disposição um calendário com todos os dados e o passo-a-passo para controle e acompanhamento da conta de luz. No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade. De acordo com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia do país têm a permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso acontece porque as distâncias entre consumidores nestas áreas são muito maiores, em especial em Mato Grosso, um estado que no tamanho se compara a muitos países.  

Mas com o calendário rural, o cliente aprende a fazer a própria leitura de forma simples, prática e segura. “Nós incentivamos essa prática para que o consumidor tenha o controle dos seus gastos. Ele não precisa de contato direto com o medidor. Basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para a gente, por meio de um dos canais de atendimento da empresa”, explica o gerente de serviços comerciais Murilo Marigo.

O calendário rural já está sendo entregue às famílias pelos leituristas no momento da medição e enviado via e-mail para os clientes que tem o endereço eletrônico cadastrado. Além disso, também está disponível nas agências de atendimento, site da Energisa (energisa.com.br) e ainda pode ser enviado via aplicativo Energisa ON e pelo WhatsApp de atendimento digital da empresa (Gisa), no (65) 99999-7974.