Veja como evitar as queimadas com algumas atitudes simples que podem salvar vidas

As queimadas na Amazônia e no Pantanal vem ocupando com frequência os noticiários brasileiros. A chegada do período de seca, que segue até outubro em grande parte do Brasil, e de altas temperaturas – exige cuidado redobrado da população para evitar incêndios descontrolados. Entre as consequências estão poluição do ar, degradação e diminuição da fertilidade do solo, redução da fauna e flora – e ainda, prejudicar o fornecimento de energia.

As queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento de energia, já que, mesmo que as chamas não encostem nos fios, o calor pode danificar as estruturas, romper cabos e causar curtos-circuitos. Todo mundo fica prejudicado

Os focos de incêndio e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados nas linhas de transmissão. Por isso é recomendado à população ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, ao identificar casos de queimadas ou incêndios. Se as chamas estiverem próximas à rede elétrica, deve também acionar a Energisa pelos canais de atendimento: call center, aplicativo Energisa On ou atendente virtual Gisa (www.gisa.energisa.com.br).

Confira dicas da Energisa para evitar queimadas: